6.04.2009

Indice

Indíce………………………………………………………1
Introdução……………………………………………….2
Pestes: Peste Negra………………………………….3
Guerras: Guerra Dos Cem Anos…………………4
Cisma Do Ocidente……………………………………5
Revoltas Rurais e Revoltas Urbanas…............6
Revolução De 1383-85……………………………...7
Conclusão………………………………………………..8
Bibliografia………………………………………………9

Introdução

Neste trabalho vou desenvolviver os objectivos da CRISE DO SÉCULO XIV e de outros componentes.
O Século XIV é caracterizado por uma profunda crise económica, social, política e de mentalidades. As fomes, pestes e guerras foram as principais calamidades que marcaram a profunda recessão que se fez sentir na Europa neste período.
A CRISE DO SÉCULO XIV agravou-se com a falta de mão-de-obra e com a carências de cereais,e provocou uma subida dos preços.Na fase da evolução económica de uma região, de um país em que se verificou uma baixa de produção agrícola ou industrial e teve consequências de uma redução do comércio.

Peste Negras


Em Portugal a Peste Negra entrou em 1348. Alguns historiadores dizem que os primeiros casos se registaram na Primavera, mas outros garantem que foi só em Setembro[carece de fontes?]. De qualquer forma sabe-se que foi uma espécie de "praga – relâmpago". Até ao Natal, matou muito mais do que metade da população portuguesa, e depois desapareceu, e foi exactamente assim no resto da Europa. Como naquela época a medicina estava muito pouco desenvolvida, as pessoas pensavam que a peste era um castigo enviado por Deus. Na altura organizavam-se várias penitências, e os cristãos tentavam proteger-se usando estampas e relíquias de santos como São Sebastião e São Roque. Os físicos (médicos da altura) deram explicações mais racionais para a doença, mas nunca descobriram que a origem estava numa bactéria existente nos estômagos das pulgas dos ratos. Muitos físicos recusavam-se a visitar os pacientes, mas outros mais corajosos procuravam levar algum conforto à cabeceira dos pestilentos. Para evitarem o contágio usavam um traje especial. A única medida aconselhada era limpar o corpo com vinagre mas a maior parte dos tratamentos eram simples e mudavam de país para país. A peste negra foi se alastrando por todo a Europa atingindo até os mais ricos. A peste negra é também conhecida como peste bubônica.

Guerras:Guerras dos Cem Anos


A expressão Guerra dos Cem Anos identifica uma série de conflitos armados, registrados de forma intermitente, durante o século XIV e o século XV (1337-1453, de acordo com as datas convencionais), envolvendo a França e a Inglaterra. A longa duração desse conflito explica-se pelo grande poderio dos ingleses de um lado e a obstinada resistência francesa do outro. Ela foi a primeira grande guerra européia que provocou profundas transformações na vida econômica, social e política da Europa Ocidental. A França foi apoiada pela Escócia, Boêmia, Castela e Papado de Avignon. A Inglaterra teve por aliados os flamengos e alemães. A questão dinástica que desencadeou a chamada Guerra dos Cem Anos ultrapassou o caráter feudal das rivalidades político-militares da Idade Média e marcou o teor dos futuros confrontos entre as grandes monarquias européias.

Cisma do Ocidente


O Grande Cisma do Ocidente ou simplesmente Grande Cisma foi uma crise religiosa que ocorreu na Igreja Católica de 1378 a 1417. Entre 1309 e 1377, a residência do papado foi alterada de Roma para Avignon, na França. O Papa Clemente V, foi levado (sem possibilidade de debate) pelo rei francês para residir em Avignon, no episódio conhecido como "Crise de Avignon". Em 1378 o Papa Gregório XI voltaria para Roma, onde faleceria, a população italiana desejava que o papado fosse restabelecido em Roma e então seria eleito o Papa Urbano VI, de origem italiana, porém ele se demonstraria muito autoritário, então uma quantidade considerável da alta hierarquia católica, anularia sua votação e um novo conclave foi realizado, elegendo Clemente VII, que voltaria à residir em Avignon, iniciando-se então o Cisma, em que o Papa residia em Roma e o Antipapa residia em Avignon, reclamando para si o poder sobre a Igreja Católica, posteriormente surgiria outra Antipapa em Pisa. O cisma terminou no Concílio de Constança em 1414, com o papado estabelecido definitivamente em Roma.

Revoltas populares: Revoltas Rurais e Revoltas Urbanas



Estes maus anos agricolas e a crise colectiva de mentalidades causaram revoltas:







  1. Sociais

  2. Rurais

  3. Urbanas

As Revoltas Populares foram sentidas nas cidades e nos campos. Em França ás revoltas foram designadas por jacqueries que foram os levantamentos dos populares camponeses e dos artesãos.

As Revoltas Rurais foram movimentos de camponeses que atacavam as casas senhoriais e perseguiam os nobres, eram reprimidas com grande violência e pelos senhores feudais.

As Revoltas Urbanas eram organizadas por aprendizes e artífices contra as famílias de riscos mercadores que dominavam o comércio e governavam as cidades.

Os Jacques em Beauvoisim revoltaram-se contra a Saint-Leu d' Esserent e de Clermont no Beauvoisin.

Entre eles estava um homem que era muito sabedor e bem-falante, e uma bela figura e forma, tinha como seu nome Guilherme Carlos.

Na realidade eles mataram muitas mulheres e crianças nobres.

Os principais motivos das revoltas rurais e urbanas foram o agravamento das rendas e dos impostos exigidos pelos senhores feudais, pelos monarcas e pelas oligarquias de mercadores.

A Revolução de 1383-85


A guerra entre Portugal e Castela nos fins do Séc. XIV não é apenas uma guerra entre dois Estados, ou mais uma guerra entre dois Estados. Da parte dos portugueses é uma guerra nacional e popular, uma guerra que mergulha as suas raízes nas lutas sociais, nas lutas de classes que se vinham desenvolvendo e intensificando ao longo do Séc. XIV. Estava-se processando o declínio do sistema feudal causado, fundamentalmente, pela liquidação da servidão da gleba nos Séculos XIII e XIV e pelo surgimento da pequena produção baseada no trabalho do proprietário dos meios de produção e da produção baseada no trabalho assalariado. A expansão dos concelhos está ligada ao desenvolvimento desta produção: é sua consequência e é seu estímulo, na medida, por exemplo, em que favorecia a libertação dos servos da gleba. Os servos da gleba dão lugar aos pequenos produtores formando-se, depois, por um lado, uma classe de camponeses ricos, a burguesia rural, e, por outro, uma classe de camponeses sem terra que fornecem trabalho assalariado. Com a produção mercantil simples, com a pequena produção baseada no trabalho assalariado aumenta a produção em geral, desenvolvendo-se o comércio interior. Surge uma classe de comerciantes que cresce em número e em poder económico.

Conclusão

Conclui que os seguintes dados eram a causa da destruição:

  • Peste Negra
  • Guerra com Castela
  • Falta de Mão de obra
  • Falta de comida
  • Inundações etc

Fiz este trabalho para conseguir melhorar a nota.

Bibliografia

www.google.com/imagens e textos
Livro de História 7º Ano