12.09.2012

Módulo 1 - Raízes mediterrâncias da civilização europeia-cidade, cidadania e império na Antiguidade Clássica


Cidade-Estado



Conceito:

Comunidade organizada e instalada num espaço territorial próprio, que considera como a sua pátria e cuja administração é exercida de forma livre e independente.

Outros conceitos deste módulo:


- Pólis : Conjunto de pessoas que vive em comunidade e se auto administra. Também pode designar a própria cidade-estado.
- Acrópole : Parte da pólis localizada num local alto e estratégico, especialmente fortificada e onde se encontravam os principais edifícios públicos, sagrados e profanos.
- Ágora : Praça pública das cidades gregas e parte essencial da pólis. Nela se concentravam as atividades sociais, económicas, religiosas e culturais; a sua função dominante era, porém política já que se tratava do espaço democrático por excelência.
- Cidadão : Individuo que possui a cidadania, isto é, que usufrui de direitos civis e politicos. No período clássico, em Atenas, cidadãos eram apenas os homens livres, filhos de pai e mãe atenienses, inscritos dos demos da pólis.
- Demos : Circunscrição territorial decorrente da subdivisão das tribos. Com Clístenes, as tradicionais 4 tribos foram subdivididas em 10, as quais, por sua vez, foram subdivididas em 100 demos. Etimologicamente, passou a significar povo.
- Bárbaros : Os Gregos consideravam bárbaros todos os povos que não falavam língua grega.
- Democracia antiga : Ideologia e regime político surgido na Grécia Antiga em que a soberania é partilhada em situação de igualdade por todos os cidadãos homens, na primeira pessoa e não por delegação de poderes como hoje acontece. A democracia grega excluía as mulheres, os escravos e os estrangeiros.
- Mistoforias : Remunerações pecuniárias pagas pela pólis aos que exerciam cargos públicos. Estabelecidas inicialmente só para os juízes, as mistoforias foram sendo alargadas a outros cargos, ao longo da época clássica, chegando a abranger, inclusive, a presença da Eclésia, Condição Importante para a plena vivência da democracia, a mistoforia não esteve isenta de críticas, pois pensava-se atraía os cidadãos aos cargos, ou seja, mais pelo salário que proporciona do que pelo sentido do dever.
- Oratória : Arte de discursar em público que requer o auxilio de outras duas disciplinas : a Retórica (conjunto de regras relativas à eloquência) e a Dialética (arte de argumentar logicamente). Os gregos foram mestres nestas disciplinas, chegando a criar escolas próprias para o ensino.
- Demagogia : Arte de excitar e bajular as paixões populares para melhor conduzir as massas, tendo sido vício frequente entre os políticos da democracia ateniense.
- Metecos : Nome que designava o estrangeiro que residia em atenas, ainda que este fosse natural de outra pólis grega, Os metecos possuiam direitos civis, pagavam impostos e prestavam serviço militar, mas não usufruíam de direitos políticos e não podiam ter bens imóveis, nem casar com atenienses.
- Escravo : Homem não-livre, sem personalidade política nem jurídica. Os escravos podiam ser propriedade pública ou privada e exerciam toda a espécie de serviços braçais e mesmo intelectuais.
- Eclético : É aquele que abarca disciplinas e saberes variados, de modo a ministrar uma formação integral, aos seus educandos.
- Liga de Delos : Confederação de cidades-estados gregas, realizada entre 478 e 404 a.C., com objectivos militares, para combater os Persas. A chefia da Liga foi confiada a Atenas que, aos poucos, sobrepôs a sua autoridade à dos outros Estados-membros, transformando a confederação numa forma de imperialismo.
- Sofistas : Filósofos originários da Ásia Menor que se especializaram na Retrórica e na Dialética, as artes de bem argumentar, exaltando o espirito crítico. Os Sofistas desenvolveram um ensino humanista, eclésico, racional, mas cético, que visava a preparação para a vida politica.
- Ordem Arquitectónica : Conjunto de regras técnicas e estéticas que definem as formas e a sprporções dos elementos construtivos.
- Artista : Era o arquiteto, escultor, pintor ou ceramista.
- Sistema Trilítico : Sistema construtivo cujos elementos de sustentação são pilares verticais, unidos transversalmente por vigamentos horizontais.
- Cânone : Conjunto de proporções que definem uma configuração ideal do corpo humano.


Sem comentários: