12.09.2012

Módulo O (unidade 1) Estudar/ Aprender História

Fontes Históricas Primárias

Conceito:



- São vestígios do passado que são evidencias das actividades, das ideias e das crenças dos seres humanos de outras épocas, possibilitando aos historiadores construir o conhecimento sobre a Humanidade nessas épocas.
Mais alguns conceitos sobre este módulo :
- Património : Conjunto de bens materiais e culturais transmitidos pelos antepassados. O património deve ser preservado e valorizado pelo Estado e pelos cidadãos, pois constitui uma herança colectiva, nacional e da Humanidade.
- Ciências Sociais : Conjunto de ciências como a História, a Sociologia, a Antropologia, o Direito, a Economia outras, cujo objecto de estudo são os diferentes aspectos das sociedades humanas.
- Interdisciplinaridade : Características de uma disciplina ou de uma ciência que recorre ou interage com outros ramos do conhecimento.
- Calendário : Sistema de divisão do tempo assente num conjunto de regras na Astronomia e em convenções próprias, capazes de fixar a duração do ano civil e das suas diferentes datas.
- Cronologia : Ciência que trata da fixação das datas de ocorrência de factos históricos, das divisões do tempo, da ordem e sucessão dos acontecimentos. A cronologia assenta em convenções e regras próprias.
- Periodização: Na História tradicional, refere-se à divisão do tempo histórico em períodos mais ou menos longos, transcorridos entre duas datas ou factos marcantes. Na história nova, as periodizações são feitas a partir de critérios como : As formas de vida; As tecnologias; as mentalidades; organização politica; económica; social.
- Nova história ou História Nova : Concepção da história, surgida a partir da revista Annales (1929), que é a primeira tentativa de história total através da valorização de novos objectos, com as mentalidades, os marginais, a família  a morte, o presente. A História nova assenta num novo conceito de documento (tudo o que diz respeito aos seres humanos), no alargamento dos âmbitos cronológicos geográficos, no recurso a novas metodologias e na interdisciplinar-idade.
- Diacronia : Eixo coordenador do tempo que se refere ao desenvolvimento ou sucessão de acontecimentos.
- Sincronia : Eixo coordenador do tempo que se refere as simultaneidades de factos ou fenómenos históricos.
- Efeito : Resultado ou consequência de um facto ou acontecimento
- Aculturação : Adaptação de culturas, que resulta do contacto directo e continuo entre pessoas de outras culturas
- Miscigenação étnica : Cruzamento de indivíduos de raças diferentes. O termo "raça", é aqui utilizado na acessão antropológica.

Sem comentários: