12.10.2012

Unidade 2 - O Modelo Romano



Império




Conceito:

Conjunto de diversos territórios, com diferentes nações e culturas, geralmente adquiridos por conquista, que estão subordinados à autoridade de um único governo (Estado), o qual exerce o domínio político e a exploração económica.
Conceitos desta Unidade:
- Pax Romana : Cima de estabilidade social e política conseguido pelos Romanos nos territórios do império, pelo menos durante o governo de Octávio César Augusto.
- Senado : Órgão politico/consultivo e deliberativo), composto pelos representantes das mais ilustres famílias romanas. A sua fundação remonta ao período da Monarquia.
- Triúnviro : Termo que designa o membro de um triunviro. Triunviro foi, em Roma, o governo formado por três cônsules, eleitos pelo Senado para chefiarem a República. Octávio fez parte do 2º triunviro da Republica Romana que foi constituído por ele, Marco António e Lépido e durou de 43 a.C. a cerca de 31 a.C.
- Culto Imperial : Culto religioso criado em Roma após a morte de Octávio César Augusto, que se destinava a honrar a memória e o génio dos imperadores, assim transformados numa espécie de divindade.
- Magistraturas : Cargos superiores do funcionalismo público e do exército nos quais era delegado algum poder de Estado.
- Direito : Conjunto de leis e normas jurídicas que governam um povo ou Estado e que regulam as relações sociais. O cumprimento da lei é garantido pela acção coerciva do Estado, o que distingue estas normas das morais, religiosas e sociais.
- Município : Cidade do Império Romano, em Itália ou nas províncias, cuja organização administrativa interna era semelhante à da capital do império-Roma.
- Direito de Cidade : Privilégio que atribui aos habitantes de uma cidade a plena cidadania, isto é, os mesmos direitos e deveres dos cidadãos de Roma.
 - Pragmatismo : Filosofia ou corrente de pensamento que valoriza o senso comum, ou juízo prático e objectivo, como orientação de vida.
- Urbanismo : Estudo sistematizado da cidade que inclui o conjunto de medidas técnicas, administrativas, económicas e sociais necessárias à sua planificação e desenvolvimento.
- Forúm : Principal praça pública das cidades romanas, onde se encontravam os mais importantes templos e edifícios públicos.
- Romanização : Ato ou efeito de romanizar, isto é, adaptar aos costumes e cultura romanos.


Sem comentários: